Dextron Management Consulting
Próxima

Family & Business Ownership Network

Abordagem

Ao analisar diversos casos e situações vividos por famílias empresárias e empresas familiares, foi possível observar que na raiz de seus principais Dramas, Desafios e Dilemas está a necessidade de definir um modelo organizacional que equilibre as dinâmicas e os interesses familiares e empresariais em favor do objetivo comum da prosperidade duradoura.

A abordagem inovadora da FBON assume como premissa que família e empresa são duas dimensões interdependentes, com sistemas próprios de governança, conectados a uma terceira dimensão: o controle da propriedade (business ownership). Nossas pesquisas mostram que, ironicamente, nessa dimensão – que é a base da propriedade, a qual se busca perpetuar por gerações – está a origem dos principais conflitos que resultam na maioria dos casos de desaparecimento de grupos empresariais familiares, no Brasil e no mundo.

Família Empresária Consciente + Empresa Familiar Saudável



É nessa zona de interdependência (e de confrontação dos interesses e aspirações nem sempre convergentes da família e da empresa) que afloram e têm de ser resolvidos os conflitos que costumam pôr em xeque ora a harmonia do grupo familiar, ora a evolução dos negócios (ver figura 1) ao longo de toda a sua saga empresarial.

Na fase inicial de todo empreendimento do gênero, o empreendedor-fundador em geral aglutina e gerencia de forma personalista os conflitos, expectativas e necessidades das três dimensões-chave da empresa familiar: Família, Sociedade e Negócio.

A experiência ensina que, ao longo das gerações, os objetivos maiores da longevidade, prosperidade e vitalidade só se tornam realidade para aqueles grupos que atingem um grau de maturidade suficiente para atuar, de fato, como famílias empresárias. Ou seja, que traduzem em suas práticas uma visão estruturada e focada das três dimensões da empresa familiar. (Ver figura 2)

Ir para a página:   010203Próxima »